quinta-feira, agosto 03, 2006

paleta de viver

"sou capaz do melhor e do pior" dizia alguém atravessado num vão de vida debaixo de um degrau de madeira podre sustentado apenas pelo cuspo das formigas que o devassaram por dentro.

"imaginava as cores de uma paleta de pantones e via descorrer ao som dos meus dias, o que fiz, o que faço e o que poderia fazer. desfilava à minha frente a paleta da minha vida, e eu tinha memórias, ou sonhos, para todos os pantones".
"hoje, serão poucos os que ainda me faltam preencher; desde a loucura mais extravagante ao acto mais caridoso a passar pela abnegação mais estúpida e sofrida, quase que posso sentir: been there, done that."
"mas também tenho o oposto, também tenho cores nos pantones mais escuros. sei, e lembro-me, de tornados e furacões que me assolaram a alma e depois o corpo, e me atiraram contra gentes e pessoas com a força que derrubaria muros de betão. e fizeram mossas, estes golpes mais ou menos inesperados, carregados de fel, amargura, raiva ou fúria estúpida ou tristezas atrozes, ou até, tantas vezes, um caldo imenso com tudo isto a boiar, ao jeito de uma daquelas sopas de entulho".

"a parte nova, são os sonhos. a parte nova é também a consciência da violência de são capazes as gentes, sem mexer um dedo. e é tão fácil", diziam-me.

"uma paleta de vida preenchida de cores com que já pintei os meus dias, e outras com que desenho as telas de um imaginário que se vai entretecendo e crescendo com o passar dos anos."

contaram-me, baixinho, quase ao ouvido, esta história, que podia ser de qualquer um. corremos todos o espectro quase todo das possibilidades de ser, fazer, sentir e desejar. e é mesmo assim, que é gente humana.
haja apenas a consciência, ao menos intermitente, do que se quer e do que se acaba efectivamente por fazer.

4 comentários:

Hexe disse...

Também gostava que me contassem assim histórias ao ouvido. Obrigada pela música escolheste.

Anónimo disse...

Como quase tudo na vida: ou corres sabendo onde queres chegar, ou bem podes correr... dar tudo por tudo... e nunca lá chegar. E mesmo sabendo para onde queres ir, podes nunca encontrar o caminho certo... A vida não é fácil. Dizia alguém que eu conheço.

Maria P. disse...

Como traduzir através de uma imagem colorida,a noção de incolor?

Maria Carvalhosa disse...

Quem ler este teu post sem, antecipadamente, ter visto o teu perfil, vai imaginar que és, no mínimo, septagenário: "até ao Japão ele já foi!"... ;)

Bjs.

P.S. Estou com uma secreta esperança de que passes pelo meu blog. Mais não digo.